Campanhas ambientais promovidas pela Câmara de Biguaçu batem recorde em arrecadação

Publicado em 03/10/2019 às 16:43 - Atualizado em 03/10/2019 às 16:55

As campanhas ambientais promovidas pela Câmara Municipal de Biguaçu junto à comunidade, entidades, servidores e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino do Município bateram recorde este ano. No total, foram coletados 735.750 quilos de lacres de alumínio, 2.937 litros de óleo de cozinha usado e 3.903.05 quilos de tampinhas e embalagens plásticas. A cerimônia de encerramento e premiação da Lacre Amigo, Jogue Limpo com Biguaçu e Pet Tampas, organizadas por intermédio da Escola do Legislativo Vereador Netinho Borba, Câmara Mirim, Parlamento Jovem e Balcão da Cidadania; com apoio da Famabi (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu), Secretaria Municipal de Educação, Acibig/CDL e entidades parceiras, ocorreu no dia 26 de setembro, no salão da Paróquia São João Evangelista, no Centro.

A campanha Lacre Amigo consiste na coleta de lacres de latinhas de alumínio e tem por objetivo reverter a renda na aquisição de cadeiras de rodas a fim de incrementar o banco de empréstimos mantido pelo Rotary Club de Biguaçu, entidade apoiadora da ação. A Jogue Limpo com Biguaçu incentiva a separação de óleo de cozinha usado, com o objetivo de que este seja reciclado e não jogado na rede de esgoto. A apoiadora, Recicle Aqui, é quem faz a coleta e a destinação adequada do insumo. A Pet Tampas, que tem o apoio das instituições Ecopet e Adote um Focinho, visa a coleta de todos os tipos de tampinhas e embalagens plásticas. O material deve ser comercializado e ter a renda revertida em castrações de cães e gatos em situação de rua ou abandono.

Nesta edição, os alunos que mais arrecadaram lacres foram Kalian Alvarenga, do Centro de Educação Infantil Algodão Doce; Lucas Noceti da Luz, do Colégio Incentivo; e Ana Clara Prim, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Biguaçu. Os alunos que mais arrecadaram óleo foram Pedro Henrique Fraga Weber, do Centro de Educação Infantil Algodão Doce; Marcelo Chitolina, da Escola Básica Municipal Donato Alípio de Campos; e Lucas Gabriel Müller dos Santos, da Escola de Ensino Básico Prefeito Avelino Müller. Os alunos que mais arrecadaram tampinhas e embalagens plásticas foram Pedro Henrique Fraga Weber, do Centro de Educação Infantil Algodão Doce; Lara da Silva Cardoso, do Colégio Incentivo; e Vitor Gorges Firmo, da Escola de Ensino Básico Prefeito Avelino Müller.

Campanha interna e premiação

A campanha interna, realizada entre os setores e gabinetes da Câmara de Vereadores também teve destaque. A servidora Adriana Vânia Silva de Souza, secretária Administrativa (1º lugar) e Valdirene Neusa Francisco, diretora do Balcão da Cidadania (2º lugar) foram as que mais arrecadaram lacres de alumínio. Quanto à coleta de óleo de cozinha usado, o gabinete do vereador Manoel Airton Pereira (1º lugar) e a servidora Siane da Silva, do Balcão da Cidadania (2º lugar) levaram a melhor. Já os destaques em arrecadação de tampinhas e embalagens plásticas foram as servidoras Luiza Siqueira Bastian, do gabinete do vereador João Luiz Luz (1º lugar) e Valdirene Neusa Francisco, diretora do Balcão da Cidadania (2º lugar).

O Rotary Club de Biguaçu, por intermédio do Prado Supermercados, Mercocentro e Imobiliária Biguaçu, premiou com um tablet o aluno que mais arrecadou lacres de latinha de alumínio de uma escola particular, uma estadual e uma municipal. O aluno que mais arrecadou individualmente em cada unidade vencedora, também foi premiado com uma medalha e uma sessão de cinema com lanche. A Acibig/CDL e ONG Adote um Focinho, por intermédio da Ecopet e parceria da Construtora Moinho, também premiou com um tablet e um copo os alunos destaques em arrecadação de tampinhas plásticas. Já a Recicle Aqui premiou com um tablet os alunos destaques em coleta de óleo de cozinha usado. O professor que mais arrecadar óleo, também foi premiado com um tablet.

Autoridades presentes

A cerimônia contou com apresentação do coral Canto do Biguá, formado por alunos das Escolas Básicas Municipais Donato Alípio de Campos, Fernando Bruggemann Viegas de Amorim, Manoel Roldão das Neves e Ruth Faria dos Reis e do Grupo Escolar Municipal Celina Dias da Cunha, acompanhados do professor de música Gustavo Giassi. Em seguida, foi a vez do Centro de Educação Infantil Municipal Lindóia Maria de Souza Faria apresentar a música "Emília", personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo. “Ficamos muito felizes com o engajamento dos estudantes, das entidades, dos nossos servidores e toda a comunidade este ano. Sempre que se fala em preservação ambiental, bater recordes é fundamental, mostra que estamos no caminho certo no trabalho de conscientização”, disse o presidente da Câmara, Salmir da Silva.

Estiveram presentes no evento os vereadores Ednei Müller Coelho, Elson João da Silva, João Luiz Luz, Manoel Airton Pereira e Salete Orlandina Cardoso; do prefeito, Ramon Wollinger; da secretária municipal de Educação, Kátia Bichels; do secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Marcelo dos Santos, da diretora de ensino da rede municipal de Educação, Kátia Bernadeth da Silva; do superintendente da Famabi, Celso Roberto Carvalho; do pároco da Paróquia São João Evangelista, padre Philipe Valdenô Damazio; da presidente do Rotary Club, Jysele Moreira; do representante da Recicle Aqui, Francisco Alves Gomes; do representante da Ecopet, Lizandro Nunes Ferreira; da representante da Acibig/CDL, Sandra Molinaro; e da presidente da Adote um Focinho, Luisa Siqueira Bastian.