Resumo das sessões ordinárias – 3 de junho

Publicado em 05/06/2019 às 07:08 - Atualizado em 05/06/2019 às 07:10

Nessa segunda-feira, dia 3 de junho, vereadores da Câmara Municipal de Biguaçu realizaram as duas sessões ordinárias da semana. A antecipação foi em virtude do velório coletivo da família de Biguaçu falecida no Chile, marcado para essa terça-feira, dia 4, no Ginásio de Esportes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no bairro Universitário, seguido de enterro no Cemitério de São Miguel. Fabiano de Souza, 41 anos, Débora Muniz Nascimento de Souza, 38 anos, Karoliny Nascimento de Souza, 14 anos, e Felipe Nascimento de Souza, 13 anos, haviam viajado para o Chile a fim de comemorar o aniversário de 15 anos da adolescente. Conforme laudo emitido por autoridades chilenas, a família e mais um casal, morreram de intoxicação por monóxido de carbono.

Nas sessões, ainda foi aprovado o Requerimento nº 049/2019, da vereadora Magali Eliane Pereira Prazeres, solicitando informações sobre o número de cirurgias realizadas por mês no Hospital Helmuth Nass. Também Requerimento nº 050/2019, do vereador Elson João da Silva, solicitando audiência pública com a Casa Civil, Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e Executivo Municipal sobre as obras de revitalização da SC-407. Ainda Requerimento nº 051/2019, do vereador Ednei Müller Coelho, solicitando informações por parte da Autopista Litoral Sul e também da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), referente à futura construção da terceira ponte sob o Rio Biguaçu – sentido Centro - Prado de Baixo.

Foram aprovadas cerca de 40 indicações. Entre os destaques, estão as Indicações nº 749 e 750/2019, do vereador-presidente Salmir da Silva, solicitando retorno das aulas de capoeira na Escola Manoel Roldão das Neves, em Três Riachos, e na Escola Professora Maria de Lourdes Scherer, no Bairro Saudade. Também Indicação nº 753/2019, do vereador Elson João da Silva, solicitando ao Executivo a aquisição de brinquedos móveis para crianças deficientes a serem instalados na Praça Nereu Ramos, estendendo as demais praças e eventos, conforme programação das secretarias afins. Ainda Indicação nº 741/2019, da vereadora Salete Orlandina Cardoso, solicitando apoio para implantação do Projeto Biguaçu com Arte.

Mais indicações

Indicação nº 725/2019, da vereadora Salete Cardoso, solicitando apoio para a implantação do projeto que veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal nº 11.340/06, esta que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Indicação nº 754/2019, do vereador Elson João da Silva, solicitando ao Executivo para que os concursos públicos e processos seletivos realizados pela Prefeitura de Biguaçu sejam realizados no Município. Indicações nº 739 e 763/2019, da vereadora Magali Prazeres, reiterando pedido de manutenção, recuperação e drenagem do viaduto de pedestres no Rio Caveiras e solicitando colocação de material e manutenção do Morro Schimdt na Fazenda de Dentro. Indicação nº 758/2019, do vereador Ângelo Ramos Vieira, solicitando manutenção das redes de escoamento de águas pluviais na marginal da BR-101, no perímetro urbano de Biguaçu.

O vereador-presidente, Salmir da Silva, aproveitou para reiterar alguns pedidos. Entre eles, Indicação nº 745/2019, solicitando instalação de um ponto de ônibus na Estrada Geral de Sorocaba de Fora; Indicação nº 746/2019 pedindo pela inversão do sentido do trânsito de veículos na Rua Santos Dumont, no trecho correspondente entre o final da Travessa Plácido de Castro e a marginal da BR-101; Indicação nº 747/2019 solicitando concretagem da Rua Silvestre Manoel Ferreira, na Comunidade de Santa Catarina; Indicação nº 748/2019 pedindo prolongamento da pavimentação com concreto da Servidão Francisco Abelardo Gomes, na comunidade de Tijuquinhas. Indicação nº 765/2019 solicitando colocação de uma lixeira comunitária próxima à entrada do campo do AMESC, na Servidão Antônio José Adão, na comunidade de Santa Catarina; e Indicação nº 766/2019 pedindo por conserto de um buraco na Rua Júlio Teodoro Martins, no Bairro Fundos.

Indicação nº 760/2019, do vereador João Luiz Luz, solicitando melhorias na sinalização de trânsito nas vagas de estacionamento de viaturas em frente à Delegacia Civil. Indicação nº 72/2019, do vereador Manoel José de Andrade, solicitando tornar de mão única a extensão da Rua José João de Souza, no Bom Viver. Indicação nº 726/2019, do vereador Nacet Tomaz de Souza, solicitando fiscalização da vigilância sanitária na Rua Castro Alves no bairro Morro da Bina devido a invasão de caramujos africanos. Outras proposições versaram por pedidos de limpeza e manutenção em ruas, terrenos abandonados, valas e galerias; ainda conserto em bocas de lobo, calçamentos e iluminação pública; e também notificação para proprietários de imóvel abandonado e limpeza de lixo acumulado.