Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Vereadores participam do 2º Encontro dos Embaixadores da Paz de Biguaçu

Publicado em 10/05/2019 às 11:21 - Atualizado em 10/05/2019 às 11:23

Nessa quinta-feira, dia 9 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Biguaçu, Salmir da Silva, e o vereador Adriano Luiz Vicente participaram do 2º Encontro dos Embaixadores da Paz, que foi realizado na Univali, unidade do Centro de Biguaçu. Na oportunidade, foram diplomados 12 novos embaixadores da Paz na cidade de Biguaçu. O evento contou ainda com a participação do vice-prefeito, Vilson Norberto Alves, representando o prefeito, Ramon Wollinger; e ainda com representantes de instituições e empresários do Município. 

O diácono Manoel Antonio Vieira, representando o pároco, Padre Ewerton, e demais vigários e diáconos da Paróquia São João Evngelista – Igreja Matriz, proferiu um conto relacionado à frase que traz a proposta do Encontro, que diz: “Vamos semear a Paz”. “Uma professora fazia um trajeto de horas e horas em um ônibus para chegar à escola em que lecionava, no interior. No veículo, ela sentava ao lado da janela com um pacote em mãos. Ele era vista como louca por abanar tanto as mãos para fora da janela em uma estrada sem vida, sem moradia. Com o passar do tempo, o fruto da sua ação surgiu, as flores começaram a nascer das sementes que ela jogava pela janela do ônibus, embelezando os dois lados da estrada”, relatou o diácono Manoel. 

Na oportunidade, também fez uso da palavra o vereador Adriano Luiz Vicente, embaixador da Paz diplomado no ano de 2018 e também idealizador do projeto “Caminhada pela Paz”, a ser realizada no dia 17 de maio (aniversário de Biguaçu), no Bairro Praia João Rosa, evento que ocorrerá anualmente em um bairro da cidade. Adriano destacou a busca constante e importância da catequização das crianças, desde as fases iniciais até a fase adulta, exemplificando condutas na educação para a paz a partir do seu próprio lar e assim expandindo ainda para o convívio em sociedade em geral”, disse o vereador. 

Mensagem de paz 

O vice-prefeito Vilson Norberto Alves lembrou da importância da paz universal, exemplificando por meio da oração de São Francisco, a qual proferiu na íntegra para o público, que acompanhou atentamente os dizeres da mensagem religiosa. Na oração, é destacado um apelo por sabedoria para enfrentar diversas intempéries encontradas ao longo da vida, como a exemplo do trecho: “Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão”. A melodia ainda reforça a importância de fazer o bem ao próximo, como no trecho: Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado. Compreender do que ser compreendido. Amar que ser amado. Pois, é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado”. 

O presidente Salmir da Silva citou passagem da Bíblia que traz o seguinte trecho: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Salmir destacou que a verdadeira fé em Deus torna a pessoa mais justa, mais solidária e comprometida com a paz. Ressaltou que quando se fala em construir a paz, se fala em bem comum, em justiça, em pontos em comum. “Vamos deixar a paz invadir nossa cidade, penetrar em nossos corações e ações, em nossa fala, em nossos sentimentos. Que ela saia das nossas orações para ser praticada no cotidiano. O Poder Legislativo Municipal estará sempre de braços abertos para acolher e ajudar a propagar esse bem tão importante que é a paz”, exaltou Salmir.

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Parlamentares Relacionados