Resumo das sessões ordinárias – 8 e 9 de abril

Publicado em 12/04/2019 às 08:25 - Atualizado em 12/04/2019 às 08:25

Nas sessões ordinárias dessa segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de abril, vereadores da Câmara Municipal de Biguaçu aprovaram o Projeto de Lei nº 07/2019, do Executivo, que autoriza o Poder Executivo a formalizar a concessão administrativa de uso de bem público de 700 m², localizado na Rua Iguaçu, no Bairro Saveiro, à Igreja do Evangelho Quadrangular, para fins de implantação de projetos sociais em benefício da comunidade, a serem desenvolvidos pela instituição. Também Projeto de Lei nº 014/2019, de autoria da vereadora Salete Orlandina Cardoso, que denomina a Escola de Teatro de Biguaçu Gincaneiro “Aurimar Guilherme”. Por fim, Projeto de Lei nº 016/2019, também da vereadora, que institui no município de Biguaçu “Cartela Solidária”, campanha a ser realizada junto à Lacre Amigo, com o objetivo de arrecadar embalagens vazias de remédios (cartelas de comprimidos) a serem revertidos em cadeiras de rodas para a APAE de Biguaçu.

Nas sessões ainda foram aprovados em votação única o Requerimento nº 034/2019, do vereador Ricardo Mauri, solicitando informações referente à fase de desenvolvimento do Estudo de Mobilidade Urbana de Biguaçu. Também Requerimento nº 031/2019, do vereador Nei Cláudio da Cunha, solicitando reunião com o Grupo Lumis, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Participativa e Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi). Por fim, Requerimento nº 037/2019, do vereador João Luiz Luz, que solicita informações sobre a paralização da obra de drenagem da Rua João Luiz Pacheco, no Bairro Rio Caveiras.

Também foram apresentadas aproximadamente 35 indicações. Entre elas destacam-se as Indicações nº 448, 449, 450 e 454/2019, do vereador Elson João da Silva, solicitando a implantação de uma Unidade Básica de Saúde – UBS no Bairro Universitário; de Plantão Pediátrico 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento – UPA; de serviço de Pronto Atendimento Odontológico na UPA, no período noturno, finais de semana e feriados; e ainda reforma e melhorias na estrutura física administrativa e operacional das UBSs. Também Indicação nº 473/2019, do vereador Fernando Duarte, solicitando agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e pessoas com deficiência já cadastradas nas UBSs; e Indicação nº 481/2019, do vereador João Domingos Zimmermann, solicitando criação de uma Unidade de Saúde no Bairro Praia João Rosa.

Mais indicações

No âmbito do lazer, estão as Indicações nº 487 e 488/2019, do vereador Ângelo Ramos Vieira, solicitando manutenção e limpeza da área de lazer Juventino Lima de Oliveira; e também construção de um complexo esportivo na Região Sul do Município. Ainda Indicação nº 470/2019, da vereadora Salete Orlandina Cardoso, solicitando disponibilização de dados e fotos da Gincana de Biguaçu. Outros destaques são com relação aos ônibus, sendo que as Indicações nº 463 e 464/2019, do vereador Nei Cláudio da Cunha, pedem mais horários da linha circular Biguaçu; e mudança de ônibus normal para ônibus articulado no Bairro Fundos.

Indicação nº 480/2019, do vereador João Domingos Zimmermann, solicitando colocação de uma galeria na vala de água pluvial da Rua Brasilício Braga dos Reis, no Bairro Cachoeiras. Indicação nº 490/2019, do vereador Nei Claudio da Cunha, solicitando liberação para passagem de carro ao entorno da Praça Nereu Ramos, em frente à Igreja Matriz. Indicação nº 465/2019, do vereador João Luiz Luz, solicitando delimitação dos Bairros Alto Biguaçu, Santa Catarina, Santa Cruz e Rússia. Indicação nº 451/2019, do vereador Fernando Duarte, solicitando limpeza de um terreno baldio infestado de caramujos africanos na Rua Tenente Germano Pacheco, no Bairro Praia João Rosa. Indicação nº 471/2019, da vereadora Salete Orlandina Cardoso, solicitando instalação e/ou manutenção de aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aulas de escolas e de cursos do Município.

Por fim, ainda foram deliberadas indicações pedindo manutenções em ruas, calçamentos e faixas de pedestres; pavimentação e limpeza de vias; restauração de bocas de lobo; instalação de lixeira comunitária e energia elétrica em ruas; melhorias na identificação e sinalização de vias públicas.