Parlamentares jovens de Biguaçu assistem palestra sobre a Constituição Federal

Publicado em 30/11/2018 às 12:27 - Atualizado em 30/11/2018 às 12:34

Desde a implantação da Escola do Legislativo – Vereador Netinho Borba, que ocorreu no início deste ano, a equipe de servidores da Câmara Municipal de Biguaçu engajada no projeto vem, em parceria com a Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), promovendo uma série de atividades junto à Câmara Mirim e o Parlamento Jovem do Município. Nessa quarta-feira, dia 28 de novembro, foi a vez de parlamentares jovens receberam a historiadora da Alesc, Rafaela Duarte, que ministrou palestra sobre a Constituição Federal, último encontro do módulo de Educação para Cidadania, promovido pela Assembleia.

O grupo se reuniu no plenário da Casa. Na oportunidade, uma apresentação foi exposta aos estudantes. Letícia explicou que “a Constituição Federal é um conjunto de leis, normas e regras que têm por objetivo organizar a sociedade a partir da vontade do povo. Ela é a lei máxima que limita poderes e define direitos e deveres aos cidadãos. Também conhecida como constituição cidadã, foi a 7ª do Brasil desde a Independência. Elaborada por 558 constituintes durante 20 meses, ela foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988”, destacou a palestrante. Ao final, os estudantes receberam um certificado de participação.

“Nós buscamos trazer para os jovens informações que agreguem conhecimento sobre direitos e deveres. As palestras sempre rendem uma boa troca de ideias e um bate-papo interessante entre os estudiosos que vêm apresentar um tema e os estudantes. Eles perguntam, são interessados e querem entender o processo. Com certeza esses projetos são uma oportunidade importante de contribuir para com uma formação sobre cidadania e política de uma geração que logo fará valer a bagagem adquirida aqui”, ressaltou a secretária de Atendimento ao Cidadão da Casa, Márcia Rodrigues de Azevedo.