Resumo das sessões ordinárias – 26 e 27 de novembro

Publicado em 28/11/2018 às 11:48 - Atualizado em 28/11/2018 às 11:48

Nas sessões ordinárias dessas segunda e terça-feira, dia 26 e 27 de novembro, vereadores da Câmara Municipal de Biguaçu parabenizaram a atleta Camila Müller, recordista mundial e campeã brasileira em atletismo, a primeira biguaçuense a conquistar o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte, sendo a congratulação na categoria de Melhor Atleta Paradesportivo. Camila tem 30% de visão, integra a equipe de Biguaçu e da Seleção Brasileira de Paradesporto. Ela coleciona posições em rankings como 3ª no Mundial 1500M, 2ª no Mundial 800M, e 1º no Brasileiro 800 E 1500M.

Nas sessões, vereadores aprovaram o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2018, do Legislativo, que modifica o Artigo 52 da Lei Orgânica do Município de Biguaçu, que trata sobre a eleição da Mesa Diretora da Casa. Conforme o documento, a eleição para cada anuênio pode ser realizada a partir da segunda quinzena de novembro até o fim do período ordinário, em sessão especificamente convocada para este fim, que se fará por simples comunicação do presidente. Também Projeto de Lei nº 048/2018, do vereador João Luiz Luz, que dispõe sobre alterações na Lei Municipal nº 1.682/2002, que trata da adoção dos símbolos naturais de Biguaçu: a árvore frutífera Baguaçu e o pássaro Biguá. Fica retirada a menção ao cultivo e preservação permanente dos símbolos e ainda repassada a divulgação dos mesmos para a Fundação de Meio Ambiente.

Ainda foram deliberadas cerca de 20 indicações. Entre elas, destacam-se Indicações nº 1174 1175 1176 1177 1178 e 1179/2018 do vereador Adriano Luiz Vicente, solicitando instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula; limpeza do pátio; pintura e manutenção internas e externas; manutenção dos ventiladores; instalação de porta de saída no final do corredor; e ainda criação de um espaço coberto para a prática de educação física no CEIM Professora Páscoa Régis Mendes, no Rio Caveiras.

Outras indicações

De autoria do vereador Ricardo Mauri, estão as Indicações nº 1154 1157 e 1158/2018, solicitando implantação de Academia ao Ar Livre na comunidade Banda do Sul e construção de um ginásio poliesportivo no colégio EEB Cônego Rodolfo Machado, ambos em Tijuquinhas; e ainda construção de uma via que ligue a SC-407 ao trevo do Anel Viário, em Encruzilhada de Três Riachos. Também Indicação nº 1161/2018, do vereador Élson João da Silva, pedindo concessão do trapiche de São Miguel para exploração turística na temporada de verão; e Indicação nº 1163/2018, do vereador-presidente Marconi Kirch, solicitando verificação de possível vazamento de gás no terreno em que está sendo construído Supermercado Atacadista.

Por sua vez, Indicações nº 1166 1168 e 1170/2018, da vereadora Salete Orlandina Cardoso, reiterando pedido para colocação de rótula na Rua Major Livramento e Rua 7 de Setembro; também reiterando pedido de melhorias no acesso ao Residencial Bosque dos Ipês, no Prado. Outras indicações versaram sobre conclusão de calçamento e manutenção de lajotas, pintura de faixa de pedestres, troca de poste de iluminação pública, manutenção e instalação de calha em abrigo de passageiros, instalação de redutor de velocidade, manutenção nas entradas e saídas das marginais do Município.