Vereadores mirins promovem “Tribuna na Escola” no Donato

Publicado em 04/10/2018 às 18:09 - Atualizado em 04/10/2018 às 18:10

Na quarta-feira, dia 3/10, os vereadores mirins de Biguaçu participaram de um encontro com os alunos dos 8º e 9º anos da Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos, no bairro Prado. Eles levaram o projeto “Tribuna na Escola”, que tem como objetivo proporcionar um momento em que educandos sejam protagonistas no processo de construção de políticas públicas que visem melhorias na qualidade de vida da comunidade escolar que eles pertencem, de forma justa e consciente.

Na primeira parte do encontro, o vice-presidente mirim, Carlos Eduardo Alexandre, fez a abertura do encontro e explicou o que é o projeto Câmara Mirim; em seguida o presidente Felippe Ferreira falou sobre o planejamento, cronograma e temas abordados nas aulas. Por sua vez, o vereador mirim Juliano Nunes divulgou as três campanhas ambientais promovidas pela Câmara Municipal de Biguaçu, e a vereadora Laisa Fagundes, leu um poema de sua autoria aos estudantes.

Na segunda parte do encontro, o presidente do Câmara Mirim, Felipe Ferreira, deixou a palavra aberta para que os alunos expusessem as dificuldades vivenciadas com relação a transporte, saúde, educação e lazer. Ele salientou a importância do exercício da cidadania no espaço escolar. Na terceira parte do encontro, as vereadoras mirins Maria Eduarda e Lívia Juliana Feltz  reuniram as proposições apresentadas para encaminhamento para a próxima sessão ordinária. A vereadora Laisa Fagundes registrou o encontro através de fotos e vídeos.

A maioria dos alunos solicitou melhorias na própria escola Donato, como também para a região do Prado. Os vereadores mirins foram recebidos pela diretora escolar Filomena Padoan, e por professores, que colaboraram com o debate. Acompanharam os mirins a secretária de Atendimento ao Cidadão, Márcia Rodrigues de Azevedo, e a diretora do Câmara Mirim e Parlamento Jovem, Elisabete Pereira. O “Tribuna na Escola” é um dos projetos do Programa Missão Pedagógica no Parlamento, o qual a professora Márcia Rodrigues de Azevedo participa.