Vereadores mirins de Biguaçu assistem documentário “Canoa bordada de garapuvu”

Publicado em 27/09/2018 às 17:13 - Atualizado em 27/09/2018 às 17:13

Na tarde dessa quarta-feira, 26/09, os vereadores mirins de Biguaçu participaram de uma palestra com o pesquisador e jornalista William Wollinger Brenuvida, membro da Associação Caminho das Águas de Tijucas. Com o tema “Canoa Bordada de Garapuvu”, os integrantes do projeto Câmara Mirim de Biguaçu conheceram um pouco mais a história dos pecadores do litoral de Santa Catarina, como também as ferramentas utilizadas para a pesca, entres elas, a canoa de um pau só feita da árvore do garapuvu.

Após explanação, William passou aos adolescentes um documentário em formato de curta-metragem, com depoimentos de pescadores, mestres artesãos e pesquisadores que narram a importância socioambiental e sócio histórica da canoa bordada de garapuvu, esta chamada pelos indígenas guarani de piroga. Feita do tronco do garapuvu, árvore símbolo de Bombinhas e Florianópolis, a canoa é um tipo de embarcação que serve de elo entre a prática da pesca e o meio ambiente.

O documentário “Canoa bordada de garapuvu: a embarcação de um pau só”, foi feito em parceria ao pesquisador Tiago Martins, foi confeccionado com apoio do edital Elisabete Anderle de Cultura. “É muito importante levarmos esse conhecimento dos costumes da nossa gente, da cultura açoriana e do nosso litoral, aos estudantes do Câmara Mirim. Uma experiência com certeza nova para eles”, observa a diretora do projeto, Elisabete Pereira. O evento ainda foi prestigiado por servidores da Casa.