Resumo das sessões ordinárias – 10 de setembro

Publicado em 11/09/2018 às 13:51 - Atualizado em 11/09/2018 às 18:11

Nessa segunda-feira, dia 10/10, foram realizadas duas sessões ordinárias na Câmara Municipal de Biguaçu. Na ocasião, vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplausos nº 05/2018, por indicação do vereador Ângelo Ramos Vieira. A homenagem visa parabenizar o ato de bravura dos policiais militares João Felippe Ferreira e Edson Damião da Costa Moraes, que atenderam ocorrência de roubo seguido de cárcere privado, no Balneário de São Miguel, no dia 29 de agosto. A Polícia Militar conseguiu recuperar dinheiro e objetos roubados e ainda garantiu a segurança das vítimas envolvidas.

Nas sessões, também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 034/2018, do Legislativo, de autoria do vereador-presidente Marconi Kirch, que denomina via pública “Rua Waldomiro Kravchychyn”, nas proximidades da Rua Jane César da Silva, no Bairro Centro. E ainda o Projeto de Resolução nº 018/2018, do Legislativo, de autoria do vereador Douglas Borba, que cria a “Frente Parlamentar de Combate ao Lixo no Mar”. Conforme o documento, o objetivo é atuar por meio de educação, conscientização e fiscalização junto ao Poder Público Municipal e à população no sentido de contribuir para a saúde, bem-estar e equilíbrio ambiental.

Foi deliberado ainda o Requerimento nº 085/2018, de autoria do vereador Douglas Borba, solicitando reunião sobre transporte coletivo com membros do SUDERF (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis) e Executivo Municipal. O encontro tem como objetivo coletar as necessidades do Município nesse sentido. Também os Requerimentos nº 086/2018, de autoria do vereador Ricardo Mauri, subscrito pelos demais vereadores, solicitando audiência pública com representantes da empresa Farol, em razão do não cumprimento de acordo com a comunidade da estiva; e nº 087/2018, dos vereadores da bancada do MDB, solicitando informações quanto à gestão da Secretaria Municipal da Saúde.

Indicações

Na segunda-feira ainda foram deliberadas cerca de 30 indicações. Entre elas, Indicações nº 918 e 938/2018, de autoria do vereador Ednei Müller Coelho, reiterando pedido de serviços de limpeza e roçada nas áreas de lazer do Bairro Vendaval; e ainda manutenção no parquinho infantil da Rua João José Rodrigues, na subida do Morro da Boa Vista. A Indicação nº 929/2018, de autoria da vereadora Salete Cardoso, solicitando doação de terreno para construção da sede do Grupo de Escoteiros; e Indicação nº 925/2018, do vereador Fernando Duarte, reiterando solicitação para implantação de câmera de segurança na Rua João Luiz Duarte, esquina com a Rua Edilar Ângelo Valler, no Bairro Bom Viver.

Também as Indicações nº 911 e 912/2018, do vereador Ednei Müller Coelho, solicitando reconstrução de tubulação de água potável da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) em parte da Rua Vitória e parte da Rua Geral de Areias de Cima. Na mesma linha, está a Indicação Nº 934/2018, do vereador Ângelo Ramos Vieira, solicitando providências quanto à falta de água na Rua Campolino Paulino da Silveira, no Bairro Fundos. E ainda a Indicação nº 930/2018, da vereadora Salete Orlandina Cardoso, solicitando providências quanto à frequente queda de energia elétrica no Bairro Saudade.

Outras Indicações são as de nº 928, 932 e 926/2018, de autoria da vereadora Salete Orlandina Cardoso, solicitando criação de uma Delegacia da Mulher em Biguaçu; reiterando pedido para construção de ponte na Rua Alfredo João Fermiano; e solicitando autuação para realização de limpeza e roçagem de terreno na Rua 3 de Outubro, no Bairro Prado. Outras indicações pediram por manutenções em ruas, calçadas, bocas de lobo e abrigo de passageiros; melhorias em sinalização, iluminação e instalação de lixeira coletiva em vias.