Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Vereadores participam da inauguração da Maternidade de Biguaçu

Publicado em 28/08/2018 às 13:55 - Atualizado em 28/08/2018 às 14:40


Créditos: Dicom/PMB Baixar Imagem

Vereadores participaram na manhã desta terça-feira, 28/08, da inauguração da Maternidade de Biguaçu. A unidade funcionará 24 horas por dia, realizando partos e cesáreas de baixo risco, com portas abertas para livre demanda da população dos 22 municípios que compõem a região da Grande Florianópolis.  Com 21 leitos, a capacidade inicial será de 150 partos ao mês, oferecidos integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que estarão à disposição das gestantes a partir do próximo sábado, dia 1º/09.

A cerimônia foi prestigiada pelo governador Eduardo Pinho Moreira, pelo prefeito Ramon Wollinger, pelo secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, pelo vice-prefeito, Vilson Norberto Alves, pela secretária municipal de Saúde, Genivalda Ronconi, pelo diretor do Hospital, Claudio Marmentini, e pelos vereadores Adriano Luiz Vicente, Douglas Borba, Ednei Müller Coelho, Elson João da Silva, Fernando Duarte, João Domingos Zimmermann, Magali Eliane Pereira Prazeres, Manoel Airton Pereira, Manoel José de Andrade, Nei Cláudio da Cunha e Salmir da Silva.

Os recursos para o funcionamento, na ordem de R$ 350 mil mensais, serão repassados à Prefeitura de Biguaçu pela Secretaria de Estado da Saúde. A nova estrutura contará com um Centro de Parto Normal (CPN), com três salas de parto humanizado chamadas de PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-parto) e um Centro Obstétrico (CO), com duas salas cirúrgicas, para a realização de cesáreas quando houver indicação médica. Haverá plantão presencial de Obstetra, Pediatra e Anestesista.

Maternidade no Hospital Biguaçu

Assim como o Hospital que abriga a unidade, que leva o nome do saudoso farmacêutico Helmuth Nass, a Maternidade será denominada Maria Rosalina da Silva, parteira no município. O local possui fácil acesso via BR-101 e SC-407 e é administrado pela Entidade Filantrópica Beneficência Camiliana do Sul - São Camilo, por meio de pactuação com a Prefeitura. No último domingo, 26/08, o Hospital Regional de Biguaçu completou três anos de funcionamento, somando nesse período mais de 190 mil atendimentos, entre cirurgias, exames, internações e consultas com especialistas.

Na Maternidade também haverá uma área específica para o acompanhamento familiar, assegurando um parto humanizado e condições para que as famílias possam acompanhar a gestante e o bebê desde o nascimento. A unidade contará ainda com um lactário que receberá doações de leite materno. A implementação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal deverá ocorrer no prazo de até um ano, estando a Maternidade apta para atendimento de partos e cesáreas de alto risco.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar